É de Lei – 16 anos

Redução de danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas.

Quem somos?

O Centro de Convivência É de Lei é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua desde 1998 na promoção da redução de danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas.

Nossas ações estão voltadas para o desenvolvimento da cidadania e para a defesa dos Direitos Humanos de pessoas que usam drogas sobretudo em contexto de vulnerabilidade.

Estas ações se concentram em cinco núcleos.

Núcleo de Campo: oferece acolhimento, orientação e encaminhamento de usuários de drogas e sua rede de interação social no Centro de Convivência, realiza intervenções em campo, e desenvolve projetos para promoção da redução de danos em diversos contextos, incluindo a criação e testagem de insumos e estratégias preventivas para usuários de diferentes drogas.

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Articulação Política: coordena cursos, formações e supervisões de profissionais, assim como oferece consultoria para a implantação de programas de redução de danos e colabora em pesquisa científicas. Este núcleo também é responsável pelas representações políticas em fóruns e conselhos participativos e pela organização de eventos técnicos e científicos sobre drogas e redução de danos.

Núcleo de Cultura: coordena as ações do Ponto de Cultura É de Lei, promovendo oficinas e outras atividades culturais para a população atendida e sua rede de interação social.

Núcleo de Comunicação: canal de promoção e visibilidade da redução de danos e das questões relacionadas a drogas e direitos humanos. Coordena as publicações e materiais gráficos da instituição.

Núcleo Administrativo-Financeiro: desenvolve estratégias de sustentabilidade institucional, realiza a interlocução com financiadores e oferece suporte aos demais núcleos.

Como tudo começou?

Desde o final dos anos 80 no Brasil, o índice de infecção por HIV/AIDS entre usuários de cocaína injetável era bastante alto devido o compartilhamento de agulhas e seringas. Diante deste cenário, Andrea Domanico e Cristina Brites, idealizadoras do É de Lei, iniciaram as atividades de redução de danos, a principio vinculadas ao NEPAIDS – Núcleo de Estudos para Prevenção da AIDS, do Instituto de Psicologia da USP.

Nas intervenções em cenas de uso de drogas a equipe percebeu a importância de criar um espaço de interação social, onde fosse possível desenvolver um conjunto de atividades para além da prevenção de doenças, e nesse contexto nasceu o Centro de Convivência.

Durante os anos 2000, com a diminuição do uso de cocaína injetável e o aumento do consumo de crack, assim como o reconhecimento da redução de danos para o uso de diversas drogas em diferentes contextos, foram-se ampliando as frentes de atuação do É de Lei, ao mesmo tempo em que o apoio a Programas de Redução de Danos no país foi diminuindo em grande parte pelo financiamento ser de organismos de controle do HIV/AIDS e na época havia poucos estudos sobre a, hoje comprovada, vulnerabilidade de usuários de outras drogas para o HIV/AIDS.

Atualmente o É de Lei se destaca como uma das únicas associações de redução de danos no Brasil, e mantém seu compromisso de contribuir para uma mudança na cultura no campo das drogas, visando a diminuição do estigma e do preconceito em relação ao usuário de drogas e com isso, a diminuição dos agravos à saúde, da marginalização, da violência e da violação de direitos humanos.

Contato

Rua 24 de Maio, 116 – 4º andar – sala 37

República – São Paulo, SP CEP 01041-000

Tel. (55 11) 3337.6049

comunico.edelei@gmail.com

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª das 14h às 18h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Redução de danos

Respire

Ponto de Cultura

logo PONTO

Coletivo DAR (parceiro)