É de Lei – 16 anos

Redução de danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas.

Núcleo de Campo

O trabalho de campo de Redução de Danos desenvolvido pelo É de Lei envolve três frentes: Trabalho de Campo, Centro de Convivência e Projeto Respire. Entenda mais sobre cada um deles abaixo:

Trabalho de Campo

Acesso ao usuário de drogas no contexto de uso. Atuamos principalmente na região da Luz, conhecida como “cracolandia”, onde existem muitos usuários de crack. A aproximação é fundamentada na ética do cuidado e acolhimento as diferenças, onde a escuta do outro é fundamental.

A proposta é que através do vínculo estabelecido com os usuários podemos ir trabalhando a noção de auto-cuidado, além de pensarmos em conjunto estratégias de cuidado frente aos riscos e danos relacionados ao uso de diferentes substâncias. Temos como insumos de prevenção para o uso de crack a piteira de silicone e o protetor labial. Estes insumos foram desenvolvidos em parceria com os próprios  usuários de crack, e tem proposta incentivar o uso individual, evitando o compartilhamento dos cachimbos, que aumentam os riscos frente as DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais. O protetor Labial protege e colabora na cicatrização de fissuras e queimaduras causadas pelo uso constante do cachimbo de alumínio, que pode ser protegido pelo uso das piteiras de silicone. Além de estes materiais terem funções concretas de prevenção, aproximam os usuários da equipe de Redução de Danos e logo deixa claro a proposta do nosso trabalho, que é pensar formas de cuidado sem julgamento moral do uso ou do momento que a pessoa se encontra.

No trabalho de campo, também convidamos os uauários a virem conhecer o Centro de Convivência, onde podemos entender melhor as demandas e proporcionar os encaminhamentos adequados.

Contato Núcleo CAMPO

Coordenador: Thiago Calil
Colaboradores: Bruno Logan, Maria Angélica Comis, Roberta Marcondes Costa, Respire…
Contato: campo.edelei@gmail.com

Centro de convivência

Foto de Diego De Paula Machado

O “É de Lei” é considerado o primeiro centro de convivência para usuário de drogas no Brasil. Se caracteriza como um espaço de interação social que propicia a reflexão e a mudança de postura frente a pouca ou nenhuma prática de prevenção sexual e ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, além de promover o auto-cuidado com a saúde, a autonomia e a cidadania.

Desde a sua fundação, acontece a atividade semanal denominada “Chá de Lírio”, onde através de uma roda de conversa são debatidos temas referentes ao trabalho da instituição, ou seja, redução de danos, saúde, cidadania, políticas de drogas, políticas públicas, etc. Toda semana, um convidado diferente debate um tema de sua especialidade com os conviventes. (Veja data e local em “agenda”).

Os redutores de danos realizam oficinas preventivas que incluem a distribuição de materiais informativos, insumos e realização de encaminhamentos e acompanhamentos a serviços sociais e de saúde para a população em contextos de vulnerabilidade.

Contato

Segunda a sexta 14h – 18h
RUA 24 DE MAIO, 116, 4º ANDAR SALA 37
campo.edelei@gmail.com

Respire

Insumos e folders utilizados na ação ResPire: Universo Paralelo

O Projeto ResPire iniciou suas atividades em Junho/2011 e já realizou 19 intervenções em festas de música eletrônica no Estado de São Paulo. A partir das ações realizadas verificou-se que muitos organizadores de festas se interessaram pelo trabalho e atualmente consideram o serviço como fundamental em suas festas. Esse projeto proporcionou a capacitação de mais de 20 jovens adultos sobre redução de danos em contextos de festas, realizou debates sobre o tema em universidade e em festivais de música eletrônica. Desde Junho/2011 o projeto conseguiu mapear festas de música eletrônica no Estado de São Paulo, capacitar redutores de danos para intervir nas festas, participar de congressos da área de álcool e drogas e realizar debates sobre redução de danos. O ResPire foi premiado na categoria “Projeto Inovador” no evento “ABRAMD Educação” em 2011 organizado pela Associação Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas.

Durante as intervenções do projeto verificou-se a necessidade de ampliar a atuação dos redutores de danos para outros contextos de festas que, não sejam apenas de música eletrônica, pois acredita-se que as intervenções devam ser disseminadas.

Descanso e informação nas festas

Objetivos:

Estimular a reflexão, o auto cuidado e o conhecimento sobre o uso de drogas em contextos de festas. Visando a promoção de saúde, especialmente a prevenção da transmissão de doenças virais como as Hepatites.

Missão:

Disseminar informações sobre as conseqüências e riscos relacionados ao uso de drogas e acompanhamento terapêutico de pessoas que estejam tendo experiências negativas relacionadas ao uso de drogas. Prevenção e Redução de Riscos Danos para freqüentadores de festas.

Valores:

(1) Bem-estar, (2) Temperança, (3) Autonomia, (4) Liberdade, (5) Prevenção, (6) Responsabilidade, (7) Respeito, (8) Antiproibicionismo, (9) Equilíbrio.

Como é feito o trabalho:

A intervenção se dá por meio de montagem de um espaço (posto de trabalho) em festas previamente selecionadas para acessar as pessoas que fazem uso de drogas. Ao acessar este local os frequentadores das festas poderão conversar com a equipe sobre usos diversos e sobre prevenção às DST e Hepatites. Este espaço servirá de acolhimento também para as pessoas que estiverem tendo experiências negativas ao ter ingerido alguma droga. Também serão distribuídos folders com informações na perspectiva da RD sobre diversas drogas, como: Maconha, Cocaína, Anfetaminas, LSD e Ecstasy. Além disso, para as pessoas que fazem uso de cocaína inalada será distribuído o Kit Sniff, com instruções para reduzir a vulnerabilidade à transmissão da Hepatite C.

Outra forma de intervenção ocorre com o acompanhamento terapêutico de frequentadores de festa, esse trabalho é realizado pelos redutores que muitas vezes ajudam algumas pessoas a acharem seus amigos.

Comumente realizamos diálogo com equipe do posto médico sobre interações medicamentosas e fazemos a  intermediação entre freqüentadores do evento e equipe médica.

veja vídeo exibido em festas. Um recurso com informações que estimulam o auto-cuidado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Redução de danos

Respire

Ponto de Cultura

logo PONTO

Coletivo DAR (parceiro)