É de Lei – 16 anos

Redução de danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas.

Núcleo de Ensino, Pesquisa e Articulação Política

Ensino e Pesquisa

A partir de seus 16 anos de experiência na abordagem da redução de danos, sobretudo em contextos de vulnerabilidade, e pelo compromisso ético e político de promover o cuidado em saúde e a garantia de direitos para usuários de drogas, o núcleo de Ensino e Pesquisa oferece cursos, formações e supervisões para profissionais e equipes das áreas de saúde, assistência social, cultura, educação, justiça e segurança pública.

– Veja aqui mais informações sobre o curso Drogas: Usos e Contextos.

– Veja aqui todas as capacitações já realizadas

A instituição realiza também consultorias para a implantação e implementação de programas e projetos de redução de danos.

O É de Lei considera fundamental ampliar o debate e a troca de experiências práticas e teóricas no campo da redução de danos e desta forma, organiza eventos técnicos e científicos sobre drogas e redução de danos.

– Veja aqui os Eventos técnico-científicos realizados pelo É de Lei

 

 Articulação Política

O É de Lei entende que a redução de danos não é apenas um conjunto de estratégias, mas permeia toda a construção das políticas que afetam pessoas que usam drogas. Por conta disso, buscamos estreitar o diálogo entre aquele que é afetado pelas políticas, aqueles que a executam e gestores públicos.

Isso é feito através das representações políticas em fóruns e conselhos participativos, para acompanhamento e proposição de políticas públicas.

 

Fórum Intersetorial de Drogas e Direitos Humanos

Diante da falta de espaços para articulação de profissionais e grupos que atuam na perspectiva da redução de danos, o É de Lei propôs em 2010 a criação deste espaço, que só se tornou possível com a colaboração e participação de organizações e pessoas interessadas no tema. Através destes encontros tem sido possível a construção de uma rede de cuidados para usuários de drogas na região metropolitana de São Paulo. O grupo também tem discutido e se posicionado publicamente frente às políticas públicas para usuários de drogas. Hoje o grupo se constitui como autônomo e independente, se reunindo toda terceira terça-feira do mês, das 9h às 12h, em locais itinerantes.

Reunião do FIDDH – Setembro de 2014

 – Veja aqui informações sobre o próximo encontro.

 – Junte-se ao grupo no facebook.

Fórum Estadual de Redução de Danos de São Paulo

Em parceria com o Programa Estadual de DST e Aids de São Paulo, o É de Lei lançou em 2012 o Fórum Estadual para debater questões do campo da redução de danos.

Com o objetivo de articular e fortalecer as práticas em redução de danos no estado de São Paulo, mais de 23 municípios tem participado dos encontros, e as prioridades têm sido construídas coletivamente.

IMG_0025

Reunião do FERD – Abril de 2013

 Em 2014 serão lançados uma cartilha sobre redução de danos e um livro com artigos contando a experiência do Fórum e de diversos grupos e municípios participantes desta rede.

 – Veja aqui os boletins lançados pelo Fórum.

 – Veja aqui informações sobre o próximo encontro.

 

Conselho Municipal de Políticas Públicas de Álcool e Drogas de São Paulo – COMUDA

Desde sua criação em 2002, o É de Lei representa a sociedade civil organizada e especializada em álcool e drogas.

Fórum de ONG Aids do Estado de São Paulo

Participamos deste coletivo que promove a articulação das organizações que atuam no campo das DST/Aids, e que desenvolvem ações de Redução de Danos, sobretudo perante organismos públicos e na luta pela garantia de direitos.

Contato

Núcleo ENSINO, PESQUISA E ARTICULAÇÃO POLÍTICA

Coordenador: Bruno Ramos Gomes.
Colaboradores: Aline Godoy, Carolina Freitas, Julio Delmanto, Nathalia Oliveira, Pedro Brandão e Roberta Costa.
Contato: articula.edelei@gmail.com

Anúncios

2 comentários em “Núcleo de Ensino, Pesquisa e Articulação Política

  1. nilce angerame pereira junior
    6 de novembro de 2014

    Sou funcionária publica e precisamos de capacitação na área, e é muito importante essas informações nesse contexto. Obrigado pelo trabalho dessa equipe.

  2. Natacha Palma
    31 de dezembro de 2014

    Bom dia, conheci um rapaz, usuário de crack, nos tornamos amigos e senti uma necessidade imensa de ajuda-lo, sem saber como, tentei prende-lo em casa, porém sem sucesso. Hoje ele mora comigo e sem conhecer este trabalho iniciamos esse processo de redução de danos. Preciso muito da ajuda de vocês, para ampliar meus conhecimentos. Tenho muita coisa anotada a respeito do comportamento dele. Como faço pra marcar uma reunião com vocês?
    Obrigada.
    Natacha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Redução de danos

Respire

Ponto de Cultura

logo PONTO

Coletivo DAR (parceiro)