É de Lei – 16 anos

Redução de danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas.

Núcleo de Cultura

Ação INSIDE OUT no metro Anhangabaú. Agosto de 2012

O que é?

O Núcleo de Cultura É de Lei desenvolve atividades culturais vinculadas à estratégias de redução de danos. As atividades acontecem no Centro de Convivência É de Lei e na região central da cidade de São Paulo. Oferecemos espaços de formação artística, cultural e técnica e de produção e realização de projetos ligados à arte contemporânea com ênfase na fotografia e no audiovisual.

As oficinas são gratuitas e abertas a qualquer interessado e buscam integrar diferentes participantes, independente da condição social ou psíquica e da experiência prévia com o audiovisual e a fotografia.

O objetivo é ampliar a referência artístico-cultural dos participantes bem como oferecer o contato com profissionais do campo da comunicação e das artes afins de realizar produções de forma colaborativa, ampliando a autonomia, a circulação e o reconhecimento social dos conviventes, bem como valorizando a experiência cultural que cada um traz.

Os trabalhos envolvem exibições de filmes e fotos para os conviventes, debates sobre cultura, aulas técnicas, filmagens, fotografia, intervenções urbanas, performances, edição e finalização de filmes, divulgação e exibição dos materiais finalizados.

Desde 2010, foram produzidos mais de dez curta-metragens, prensados dois DVDs e realizadas duas mostras de foto.

Em julho de 2012, realizou uma intervenção associada ao projeto internacional INSISE OUT, do fotografo francês JR. Retratos de pessoas que circulam, convivem e trabalham no Centro de Convivência É de Lei foram ampliados e colados nas ruas da cidade. Entre os pontos de intervenção, figura a Câmara dos Vereadores da cidade de São Paulo.  Veja aqui o teaser do documentário.

Em dezembro de 2013 realizamos uma Mostra de Curtas, na Matilha Cultural, celebrando os três anos de Ponto do Cultura É de Lei com exibição completa da nossa produção e o lançamento do documentário “É de dentro e de fora”, realizado a partir da intervenção urbana junto ao Projeto Inside Out. A mostra contou ainda com debate com integrantes dos Projetos Trecho 2.8  e da Oficina de Fotografia do Ponto de Cultura Ocas.

Programação 2013

Projeto de Cultura Digital – Inclusão digital e apropriação das tecnologias básicas de imagem.

Oficineira Isabela Umbuzeiro Valent com convivente

Coordenadora Isabela Umbuzeiro Valent com convivente Rogério

A partir de cursos breves, oficinas e plantões o projeto pretende disseminar a cultura digital de forma crítica aos conviventes, possibilitando o acesso aos equipamentos fotográficos, audiovisuais e aos softwares livres de organização, edição e circulação das imagens nas redes sociais, dando suporte para projetos pessoais e artísticos dos conviventes. Entendemos que as ferramentas digitais oferecem oportunidades de exercício da cidadania e participação social, assim como promovem o cultivo e a apropriação da própria imagem e o reconhecimento social das produções de cada participante.

Para tanto, contamos com a parceria com Pontão Nós Digitais, que dá suporte prático e conceitual aos participantes e equipe do Ponto de Cultura É de Lei durante o ano de 2013.

Quando? As atividades acontecem todas as quartas-feiras, das 15h às 17h.

 Oficina de Produção Artística e Formação Cultural

Convivente fotografa ação INSIDE OUT no Anhangabaú

Convivente fotografa ação INSIDE OUT no Anhangabaú

A partir de encontros entre aqueles que desejam compor equipes ou propor projetos artísticos, a oficina propõe um espaço aberto de criação e realização colaborativa a partir de diferentes linguagens (fotografia, audiovisual, intervenções urbanas, performance) dependendo de cada projeto. Também oferece referências artísticas vinculadas aos interesses dos conviventes a realizando visitas a espaços culturais da cidade e debates sobre os temas.

Quando? As atividades acontecem todas as quintas-feiras das 15h às 17h30.

Projeto Cine Carroça

Ponto de Cultura É de Lei realiza primeiro Cine-Carroça

Ponto de Cultura É de Lei realiza primeiro Cine-Carroça

O Cine Carroça nasceu da idéia de ocupar a região central da cidade de São Paulo sessões audiovisuais na rua, para aqueles que nelas habitam, circulam e convivem.

A vontade é de promover possibilidades de encontro entre as pessoas e com a cidade. Também, de fazer circular as produções realizadas pelos participantes do Ponto de Cultura É de Lei e também outras produções audiovisuais tornando-as acessíveis à população de forma gratuita e aberta.

Na prática, é uma carroça equipada com equipamentos para a projeção de filmes que funciona de forma móvel e itinerante, projetando imagens pelo centro da cidade a noite.

A primeira exibição aconteceu no Festival Baixo Centro com projeção ao ar livre no Minhocão em e a segunda na Caminhada Noturna Gestos de Paz organizada pelo Pontão de Cultura de Paz e Convivência do Instituto Pólis em abril de 2013.

Próxima exibição prevista: Julho 2013, na Teia Cultural Paulista, no centro de São Paulo.

Oficinas culturais e de redução de danos para jovens em conflito com a lei

De Rolê

De Rolê

Em projeto aprovado pela UNODC, o É de Lei oferece oficinas culturais para jovens em conflito com a lei, que frequentam Núcleos de Medida Socioeducativa na região central de São Paulo. As oficinas têm como objetivo oferecer referências culturais, recursos técnicos e experiências criativas para os jovens, ampliando suas possibilidades de participação social e cultural. Durante as oficinas os participantes poderão experimentar diferentes fazeres da produção audiovisual e fotográfica, realizando uma obra coletiva.

Depois desse processo, serão oferecidas oficinas práticas e conceituais de estratégias de redução de danos relacionados ao uso de drogas, que culminará na elaboração de um projeto de intervenção em redução de danos pelos jovens participantes em seus contextos com supervisão e orientação de nossa equipe, afim de que eles possam se tornar multiplicadores dessa prática.

Quando? As atividades ocorrem às quintas-feiras a tarde.

 

 

 

Contato

cultura.edelei@gmail.com

Rua 24 de Maio, 116. 4º andar – sala 37
República – São Paulo, SP.
Tel. (11) 3337.6049

Anúncios

2 comentários em “Núcleo de Cultura

  1. Pingback: Ponto de Cultura encerra ano com documentário e debate « É de Lei

  2. jairo kenji harada (@KenjiJairo)
    19 de agosto de 2014

    Eu participei de um fórum aí do conselho regional de psicologia- / – FORUM REDUTOR DE DANOS. e gostaria de receber novamente novos endereços e datas pois é importamtissimo o modo de pensar e transmitir nossos sentimentos, obviamente a PSICOLOGIA, porque tudo, até mesmo o aprendizado e a forma como aprendemos e nos percebemos, nos tocamos como é que a gente é pra gente mesmo e com e para os outros…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Redução de danos

Respire

Ponto de Cultura

logo PONTO

Coletivo DAR (parceiro)