É de Lei – 16 anos

Redução de danos sociais e à saúde associados ao uso de drogas.

Respire

Insumos e folders utilizados na ação ResPire: Universo Paralelo

O Projeto ResPire iniciou suas atividades em Junho/2011 e já realizou 19 intervenções em festas de música eletrônica no Estado de São Paulo. A partir das ações realizadas verificou-se que muitos organizadores de festas se interessaram pelo trabalho e atualmente consideram o serviço como fundamental em suas festas. Esse projeto proporcionou a capacitação de mais de 20 jovens adultos sobre redução de danos em contextos de festas, realizou debates sobre o tema em universidade e em festivais de música eletrônica. Desde Junho/2011 o projeto conseguiu mapear festas de música eletrônica no Estado de São Paulo, capacitar redutores de danos para intervir nas festas, participar de congressos da área de álcool e drogas e realizar debates sobre redução de danos. O ResPire foi premiado na categoria “Projeto Inovador” no evento “ABRAMD Educação” em 2011 organizado pela Associação Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas.

Durante as intervenções do projeto verificou-se a necessidade de ampliar a atuação dos redutores de danos para outros contextos de festas que, não sejam apenas de música eletrônica, pois acredita-se que as intervenções devam ser disseminadas.

Descanso e informação nas festas

Objetivos:

Estimular a reflexão, o auto cuidado e o conhecimento sobre o uso de drogas em contextos de festas. Visando a promoção de saúde, especialmente a prevenção da transmissão de doenças virais como as Hepatites.

Missão:

Disseminar informações sobre as conseqüências e riscos relacionados ao uso de drogas e acompanhamento terapêutico de pessoas que estejam tendo experiências negativas relacionadas ao uso de drogas. Prevenção e Redução de Riscos Danos para freqüentadores de festas.

 

Valores:

(1) Bem-estar, (2) Temperança, (3) Autonomia, (4) Liberdade, (5) Prevenção, (6) Responsabilidade, (7) Respeito, (8) Antiproibicionismo, (9) Equilíbrio.

Vídeo sobre redução de danos na tenda ResPire

Como é feito o trabalho:

A intervenção se dá por meio de montagem de um espaço (posto de trabalho) em festas previamente selecionadas para acessar as pessoas que fazem uso de drogas. Ao acessar este local os frequentadores das festas poderão conversar com a equipe sobre usos diversos e sobre prevenção às DST e Hepatites. Este espaço servirá de acolhimento também para as pessoas que estiverem tendo experiências negativas ao ter ingerido alguma droga. Também serão distribuídos folders com informações na perspectiva da RD sobre diversas drogas, como: Maconha, Cocaína, Anfetaminas, LSD e Ecstasy. Além disso, para as pessoas que fazem uso de cocaína inalada será distribuído o Kit Sniff, com instruções para reduzir a vulnerabilidade à transmissão da Hepatite C.

Outra forma de intervenção ocorre com o acompanhamento terapêutico de frequentadores de festa, esse trabalho é realizado pelos redutores que muitas vezes ajudam algumas pessoas a acharem seus amigos.

Comumente realizamos diálogo com equipe do posto médico sobre interações medicamentosas e fazemos a  intermediação entre freqüentadores do evento e equipe médica.

3 comentários em “Respire

  1. Fernando
    31 de outubro de 2012

    Achei sensacional o projeto de vocês…

    parabéns pela iniciativa!!!

  2. Pingback: Para Reflexão # 18 !?!?!? | Loko na Festa

  3. d
    2 de março de 2013

    acho este projeto muito interessante e inovador principalmente do Brasil, este seguindo padrões internacionais sobre drogas recreativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Redução de danos

Respire

Ponto de Cultura

logo PONTO

Coletivo DAR (parceiro)